quarta-feira, 9 de abril de 2008

Música Moderna


Eram, mais ou menos, dez horas da manhã do dia anterior ao anterior de hoje. Dia de sol e vento fresco. Não gelado, fresco.

A bela vista que tenho do nono andar se resumia em resquícios de prédios perdidos na poeira poluída acumulada durante apenas dois míseros dias de correria e muito trabalho.

Mas eu não estava olhando para a bela vista. Olhava outra janela, com duas abas. Uma janela que continha, do lado de quem vê, cidades construídas por letras. Me aprofundava dramaticamente na leitura. Daquelas que você espreme o olho de tanto devorar páginas e páginas.

Estava ali, debaixo dos lençóis, apoiada no travesseiro, segurando o livro como se fosse um filho meu quando um som passou por barreiras de poluição, algumas janelas e alguns andares, atravessou a pequena rua sem saída e invadiu meus ouvidos, meu olho espremido, minha leitura!

Foi chegando de fininho, ouvia bem baixo o estranho ruído no meu ouvido direito (mais que no esquerdo). Veio assim, como quem não pede permissão e já vai invadindo corpo e alma.

Era um sax, talvez. Não conheço bem instrumentos, mas sei bem apreciar. E eu estava gostando, tocava bem, o estranho! Quem seria esse intruso musical?

E como que de repente, o som estava ali de segundo plano e eu com as minhas letras, profundas. Como se o som parasse pra eu ler. Mas não parou esse tal de sax. Quem seria esse intruso musical?

Ainda perdida nas letras, o som da britadeira lá fora. Mas de novo um ruído me atrapalhando. "Será possível? Que diabos estão quebrando?"
E a reforma do sétimo andar? Tão destruidora que parece que martelam em cima de nossas pobres cabeças. E um som de jazz lento que parece mais um blues agitado que vinha não sei de onte. "Quanto barulho!"

Ou seria música?
De repente volto ao consciente. "Cadê as letras?"
Perdi meu filho-livro nos lençóis!

"Cadê meu livro?" ................. "Deixa pra lá!"
Fiquei admirando o armário em minha frente, mas com o olhar longe. Longe até os ouvidos.
Quanto som, barulho, ruído e esse tal de sax! Quem seria esse intruso musical?
Quem seriam?

E todos juntos lá de fora gritaram "Isso é o que chamamos de música moderna!".


Um comentário:

  1. quero essa vida pra mim.
    ler às 10, na cama?
    acho que a vida me consumiu.

    ResponderExcluir

Comentários.

Related Posts with Thumbnails

wibiya widget