sábado, 13 de março de 2010

Solidão, salada e calor.

Este é um típico final de semana mariliense em que acordo depois das 10, meio zumbi, tranquila e alegre. Minha companheira de apê viajou no dia anterior para a casa dos pais e assim me encontro, sozinha.

Lá fora, o sol ardia. Devia estar fazendo 33°. Aqui dentro, creio eu, o calor estava mais insuportável ainda. Então a fome bateu. Passava do meio dia. Abri a geladeira: ah, não! Esqueci de fazer arroz. Tinha um teco insgnificante de queijo, um filézinho feio de frango, algumas folhas de alface. Hm, espera aí! Dá pra fazer algo muito bom…

Assim surgiu (bom, já deve existir mas deixa eu brincar, vai…) a salada mais gostosa que eu já fiz.

Salada pseudo picante com frango

Ingredientes
  • Folhas de alface (de preferência a crespa ou a mimosa)
  • Queijo em cubinhos (queijo mussarela ou branco)
  • Peito de frango grelhado e desfiado
  • Pimenta calabresa
  • Limão
  • Azeite (um azeite bom, por favor)
  • Pão amanhecido

Corte o pão amanhecido em cubinhos, jogue azeite em cima (dá pra por orégano também) e leve no forno até ficar mais ou menos crocante. (Não me pergunte o tempo exato.) Enquanto isso, após lavar bem as folhas de alface, adicione os cubinhos de queijo, o frango desfiado e uma pequena pitadinha de pimenta calabresa. Retire o pão do forno e adicione na salada. Depois é só temperar com muito azeite, um pouquinho de sal e expremer um pouco de limão. Misture bem e prontinho!

Obs.: Nessa receita, o queio usado foi, na verdade, um queijo que trouxe de Aracaju chamado Requeijão crioulo. É um queijo com aparência bem amarelada e tem um gosto leve semelhante ao do queijo prato.

DSC01081

Após o saudável almoço, fui até a casa de uma alma resfriada com intuito de preparar um chá. Mas nada deu certo. E ainda mais que chá com esse calor não ia descer bem. No final das contas acabei fazendo um suquinho de limão com gengibre. Ficou uma delícia. Sirva bem gelado!

Assim, nossa saúde agradece e ao mesmo tempo nos saciamos com deliciosos pratos. Já faz um tempo que estou com intuito de tornar minha alimentação mais saudável e agora sinto que consigo colocar finalmente em prática. Já passei no mercado hoje e comprei alguns legumes e frutas para fazer mais experimentações culinárias como a de hoje.

DSC01090

Minha manhã solitária foi resolvida assim, com uma deliciosa refeição. O calor foi resolvido com um belo banho bem gelado. E tudo se resolve quando uma música boa está tocando. No caso, tocava Juzzie Smith. Meu novo vício musical. Ele é demais! Confiram.

8 comentários:

  1. oun, só podia ser tu mesmo ná Cau, ler você é refrescante. (obs: atorei o vestido)
    Outra coisa: como vc fez pra colocar esse: poderá tb gostar de... ?
    Eu fucei outro dia todas as minhas configurações, e nada de achar esse treco.

    ResponderExcluir
  2. é aquela história da criatividade e da espontaneidade né?

    ResponderExcluir
  3. Certamente as ex-perimentações são cotidianas e o ato da alimentação se faz de um novo modo quando combinamos coisas que não foram postas na degustação.
    OU seja. quase um saqueijo do Amauri dunbo....

    ResponderExcluir
  4. Cau, o Juzzie é o melhor one-man-band que eu já vi. Boa dica!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Meus esse Juzzie Smith e muito da hora, gosto muito do didgeridoo e o estilo dele combina muito. Boa pedida.

    ResponderExcluir

Comentários.

Related Posts with Thumbnails

wibiya widget