domingo, 29 de junho de 2008

Coitado do Bom Jesus


Em mais uma de minhas viagens de família que duram apenas um dia, resolvemos ir para Itu.No caminho, sugeri passar por Santana de Parnaíba, mas como passamos a saída na estrada, fomos para Pirapora de Bom Jesus.

Legal, vamos ver a tal da imagem que acharam na margem do rio, tirar umas fotos, aumentar a cultura, né, pessoal, essas coisas...

Entramos na igreja principal, vimos a tal imagem. Não rezei o Pai Nosso, mas fiz uma singela reverência mostrandorespeito e fui embora.

Então, fomos para as margens do rio. A princípio, "margens de um rio de uma cidadezinha do interior" pode parecer a coisa mais fofa do mundo. Mas, ao aproximarmos dele, sentimos um cheiro horrível!





O rio Tietê corta o centro velho da cidade e por vezes, pode-se observar tapetes de espuma sobre suas águas. Este fato ocorre devido a proximidades da cidade, da Barragem de Pirapora do Bom Jesus, que tem por finalidade acumular água, para atender a Usina Hidroelétrica de Rasgão, que se situa pouco mais abaixo. As águas poluídas do Tietê, quando passam pelos seus vertedores ou pela sua tubulação interna de descarga, acabam por produzir muita espuma (proveniente da contaminação da água por dejetos domésticos, notadamente detergente).

A Barragem de Rasgão está localizada próxima à cidade de Pirapora do Bom Jesus e represa as águas do rio Tietê.

Quando o rio Tietê abandona a capital de São Paulo, ele inicia a sua descida rumo a cidade de Itu, e começa a percorrer um traçado sinuoso, esgueirando-se por entre diversas colinas, locais propícios para a construção de barragens.

Em um destes pontos foi erguida a Barragem Edgard de Souza, destinada a produção de energia elétrica em Santana de Parnaíba.

Um pouco mais a frente, quando o rio Tietê entra no município de Pirapora do Bom Jesus, foi erguida a Barragem de Pirapora do Bom Jesus. Esta barragem no momento, apenas se destina ao acúmulo de água, para ser utilizada na geração de energia elétrica pela usina de Rasgão, que se situa pouco mais abaixo do rio, ambas barragens construídas em trechos estreitos do rio Tietê.

Seus reservatórios não são de grande dimensões mas aproveitam todo potencial hidrológico do rio Tietê que mantém um fluxo constante de água, por todo o ano.

Texto retirado do site Wikipedia







No site da prefeitura de Pirapora tem uma notícia sobre o evento que ocorreu no Dia do Rio Tietê, que é em 22 de setembro.

O evento contou com palestras educativas, distribuição de mudas, oficinas de como fazer detergente biodegradável, etc.

Foi um dia para informar, educar e incentivar a população sobre o que realmente está acontecendo.




(imagem retirada do site prefeitura de Pirapora)


Eu poderia postar aqui todos os problemas do rio, mas creio que isso não é novidade para as pessoas, principalmente para nós, moradores da grande São Paulo.

Aproveitei para falar do rio porque quando passei por Pirapora e me deparei com aquilo, fiquei surpresa! Foi aí que eu parei para pensar realmente no que está acontecendo.

No site da ONG Rede das Águas, tem informações sobre o Projeto Tietê (projeto de despoluição), sobre as políticas e lesgislações que envolvem o tratamento da água e o debate da despoluição.
Lá também tem informações sobre as bacias hidrográficas do Brasil, que é interessantíssimo e que envolve outros problemas para serem resolvidos como, por exemplo, os do Rio São Francisco, que é outro assunto complicado e seríssimo sobre a natureza maravilhosa do "nosso" Brasil.
*Imagens de usuário do Flickr

6 comentários:

  1. parece notícia de revista! bem legal!

    bj!

    ResponderExcluir
  2. Viagens de um dia só, interessante. Parece nome de livro.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ca, quero que você conheça meu novo blog http://artesobmedida.blogspot.com
    Meu novo filhote!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Então eu tô vendendo. Se quiser algo original e personalisado, é só chamar.

    ResponderExcluir
  6. Vim retribuir-lhe a visita e dar-lhe os parabéns pelo blog. Já estános links

    ResponderExcluir

Comentários.

Related Posts with Thumbnails

wibiya widget