segunda-feira, 14 de julho de 2008

Um pedido às estrelas

O famoso Festival das Estrelas é comemorado todo ano na cultura japonesa há mais de 1150 anos e consiste em fazer um pedido às estrelas.

O Festival vem da lenda de dois jovens que se apaixonam perdidamente esquecendo das outras tarefas cotidianas. O pai da moça (que também pode ser o Senhor Celestial) os separa deixando um de cada lado da Via Láctea.






As estrelas Vega e Altair, que representam o casal apaixonado, podem ser vistas juntas apenas no sétimo dia do sétimos mês do ano.

Este encontro, porém, foi permitido pelo pai contanto que realizassem os pedidos vindos da Terra.

E assim comemoramos o Tanabata Matsuri. No tanzaku, pedaços de papel, escrevemos nossos desejos ou nossos agradecimentos, e penduramos em ramos de bambu.








Claro que isso aconteceu aqui em São Paulo, no bairro da Liberdade.
Bairro com grande influência japonesa.





A organização para a festividade é voluntária, (E como fiquei sabendo disso depois, ano que vem quero me voluntariar!) e tudo é muito bem feito. Logo se vê pelas fotos.

Acredito que, independente da crença de cada um, a essência é uma só. E num país como o nosso em que Brasil é sinônimo de variedade cultural (e que variedade!) podemos aproveitar cada cultura, cada crença e juntar tudo numa só fé.

Um comentário:

Comentários.

Related Posts with Thumbnails

wibiya widget