quinta-feira, 20 de agosto de 2009

I once had a girl, or should I say, she once had me…

casal

Uma das minhas recentes paixões literárias se resume em um autor contemporâneo e muito marcante. Com sua narrativa novelística, Haruki Murakami desenrola seus romances de forma que sem perceber, você já está submetido aos entrelaces da história.

É a segunda obra do autor que leio e já virei fã. Em Norwegian Wood, Toru vive em uma Tóquio com as novidades da boa cultura dos anos 60 e também vive seus embates internos que caminham entre angústia e amor, passando por paixões e sexo, com um bocadinho de jazz e uma boa pitada de Beatles.

Após reencontrar Naoko, a namorada de seu falecido melhor amigo, ele se apaixona perdidamente por ela. Isto somado à suas outras desventuras da juventude como sua ida à faculdade, as dificuldades de conviver com desconhecidos e novas paixões, fazem do enredo uma teia que a princípio parece embaraçosa, mas no final você fica com a impressão de que ao desembaraçar, um nó é formado. Ou seja, as coisas caminham, mas não necessariamente pra frente.

É disso que faz Murakami um bom romancista. A novela é trágica porém sutil. É doce e amarga. Me agrada sua sensibilidade de retratar a tragédia com doçura e lirismo.

Resumiria que este autor, em suas únicas duas (e poucas) obras que li, traz uma leitura que transparece toda a beleza que uma tristeza densa e mágica pode ter. 

  Murakami em momento reflexivo.

capa do livroUma das versões de capas para o livro  

Fonte imagens: http://www.flickr.com/photos/zengkilebron                                                                       http://www.flickr.com/photos/manganite

4 comentários:

  1. A música favorita do Coiso, pelo menos quando eu o conheci era...
    Que Coisa,e olha só que clichê... ele me trocou por uma japa com pinta Yoko, kkkkkkkk. Ainda bem que hoje eu acho graça nisso.
    Quero ler esse cara aí!

    ResponderExcluir
  2. Olá achei o seu blog,procurando Norwegian Wood(terminei de ler ao Anoitecer) e gostei de sua resenha. Você leu algum outro dele?

    ResponderExcluir
  3. Vamos ver como isso bate em mim.
    Quando você quiser eu te indico um.

    ResponderExcluir

Comentários.

Related Posts with Thumbnails

wibiya widget